quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ESTRELAS CADENTES NO CÉU DO RIO DE JANEIRO

Fonte O Globo Online

Publicada em 12/08/2010 às 16h29m

Cesar Baima
 
"De olho no céu

Saiba como ver melhor a chuva de meteoros Perseidas, um fenômeno espetacular

 



RIO - Embora seja um fenômeno melhor observável no Hemisfério Norte, a chuva de meteoros Perseidas também pode ser vista no Brasil. Mas, como a constelação de Perseu estará muito baixa no horizonte na direção norte-nordeste, alguns cuidados especiais devem ser tomados, aconselha Leandro Guedes, astrônomo da Fundação Planetário, no Rio. Segundo ele, a melhor hora para ver a chuva será entre 1h desta sexta-feira, quando a constelação que dá nome a ela começa a surgir no céu, e 3h, pouco após seu auge, que deve ficar entre 60 e 100 "estrelas cadentes" por hora.
Primeiro, deve-se procurar um lugar afastado da cidade, ou então um com o mínimo de poluição luminosa possível. Evite ficar perto de postes de luz, refletores ou outras fontes que atrapalhem a gradual adaptação dos olhos à escuridão.
- Mas mesmo aqui na cidade vai dar para ver alguns, pois em geral a Perseidas produz meteoros mais brilhantes, que podem ser vistos com a poluição luminosa que temos. Por outro lado, não vamos ter a Lua no céu, o que pode atrapalhar muito a observação destas chuvas - diz.
Além disso, o céu deve estar claro, sem nuvens, e livre de obstáculos como prédios e montanhas na direção de Perseu, no norte-nordeste. Outra dica de Guedes é buscar uma posição confortável para observar a chuva, que neste caso, por ter o radiante - ponto no céu do qual os meteoros parecem surgir - próximo do horizonte, deverá ser sentado ou em pé. Mais uma boa estratégia é escolher uma estrela não muito brilhante próxima do radiante e fixar seu olhar nela. Com o tempo, as demais estrelas parecerão "sumir", o que tornará mais fácil notar alterações no céu, que serão justamente os meteoros riscando a atmosfera.
- Mas também é importante lembrar que esta madrugada é apenas o pico da chuva, que já podia ser vista há alguns dias e continuará nos próximos dias - avisa.
De acordo com o astrônomo, para os brasileiros as chuvas de meteoros mais interessante e melhores de se ver ainda vão acontecer este ano. São elas as Orionídeas, em outubro, e a chuva dos Leonídeos, em novembro. Em ambas, porém, a taxa de "estrelas cadentes" é bem menor, em geral entre 25 e 30 por hora. "
 
Link: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/08/12/saiba-como-ver-melhor-chuva-de-meteoros-perseidas-um-fenomeno-espetacular-917382384.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário